O que é Oncologia de Precisão e onde nós estamos

O que é Oncologia de Precisão e onde nós estamos?

Índice

Historicamente, as decisões sobre as opções de tratamento eram dependentes do diagnóstico histopatológico, performance status, idade, a função do órgão e tratamento prévio recebido. Neste sentido, uma das propostas para melhorar o manejo clínico dos pacientes oncológicos é a classificação molecular. A proposta da classificação molecular se baseia na identificação de características similares entre tumores individuais, que empiricamente poderá predizer a patogenicidade e comportamento biológico de um tumor em particular.

A maneira mais aceita de criar um modelo de classificação molecular é identificar e correlacionar eventos celulares únicos que têm sido estatisticamente comprovados de ter função na tumorigênese. Neste contexto, o tratamento do câncer está mudando com os avanços da oncologia de precisão.
Mas, você sabe o que é oncologia de precisão?

A oncologia de precisão usa informações do paciente obtidas por ferramentas da biologia molecular e bioinformática, através de uma assinatura do câncer. Existem assinaturas do câncer são usadas no diagnóstico, avaliação prognóstica e preditiva de tratamentos oncológicos e representam mutações chaves, mudanças no status de metilação do DNA, níveis elevados de determinados de expressão gênica e de miRNAs relacionados às vias moleculares envolvidas no desenvolvimento e proliferação do tumor, e mais recentemente células tumorais circulantes no sangue.

As assinaturas do câncer ajudam a otimizar as decisões terapêuticas ao providenciar informações sobre a probabilidade de resposta a um quimioterápico, bem como podem predizer o resultado do paciente independente do tratamento. Segundo relatório do Datamonitor Healthcare (2013), existem em torno de 4200 testes clínicos oncológicos que avaliam biomarcadores para pré-selecionar ou estratificar pacientes e/ou tratamento, destes estudos 69% deles são aplicados em oncologia e, grande maioria, encontra-se em estudos clínicos de fase II para validação e determinação da relevância clínica destes marcadores. Isso demonstra o quão promissor geração de inovação a partir de resultados da pesquisa básica, além de apresentar grande potencial para aplicação na prática clínica.

 

figura 1

A OncoTag neste cenário

A OncoTag é uma empresa inovadora que oferece serviços em oncologia de precisão, descobrindo e desenvolvendo biomarcadores a partir de análise genética dos tumores e do uso de Sistemas computacionais que utilizam Aprendizado de Máquina.

OvarianTag®

O nosso exame OvarianTagⓇ demonstra para os médicos as chances da paciente com câncer de ovário responder ou não ao tratamento à base de platina (quimioterápico de primeira linha para o tratamento do câncer de ovário) e determina o risco de recorrência do tumor em 1 ano, guiando decisões do tratamento oncológico, para que este se torne cada dia mais assertivo.

Por Letícia Braga  – Doutora em ciências da saúde com Pós-doutorado em oncologia experimental. Sócia fundadora e CEO da OncoTag e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Translacional do Instituto Mário Penna.

 


Quer saber mais?
Conheça a plataforma on line em www.promptstudy.info

Referências
Personalized Medicine. (2018), 15 (5). https://doi.org/10.2217/pme-2018-0036
Precision Medicine in Cancer Treatment. https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/types/precision-medicine
Personalized cancer therapy. https://pct.mdanderson.org/
Zahraa e cols. Reported spectrum of significantly mutated driver genes in pediatric and adult cancers. Am J Cancer Res. 2018; 8(8): 1356–1386.
Pinho, João Renato Rebello. (2017). Medicina de Precisão. Einstein (São Paulo), 15(1), VII-X. https://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082017ed4016

Acompanhe nossas redes sociais:

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens